⚠️ IMPORTANTE: CAPRICORNUS contém alguns filmes raros, que tiveram legenda sincronizada, outros traduções para o português, deu trabalho pra tá aqui ent vai roubar conteúdo da puta que te pariu sem dar os créditos. ~ Siga a gente! Os filmes tem limite de visualização mensal, caso não consiga, tentar próximo mês.

Haxan - A Feitiçaria Através dos Tempos (1922)

 Título: Häxan (Original)
Häxan: Witchcraft Through the Ages (EUA)
Diretor: Benjamin Christensen
Duração: 104 minutos
País de origem: Suécia
Audio: - | Legenda: Português

Sinopse: Häxan documenta as perseguições movidas contra as feiticeiras numa Europa atravessada pela intolerância religiosa. O filme é narrado em primeira pessoa, como se o diretor desejasse demonstrar uma tese, assim enunciada: “A crença nos maus espíritos, feitiçaria e bruxaria é o resultado de ingênuas noções sobre o mistério do universo”. Torturas, possessões e rituais de Sabá são aqui dramatizados numa narrativa de docudrama, ilustrando uma série de analogias entre o mundo moderno e o período da Inquisição. Obra-prima do cinema fantástico, realizado numa época em que não havia censura. São visíveis as influências pictóricas de Hieronymus Bosch e Bruegel. O virtuosismo de Häxan acabou influenciando Carl Dreyer em “A Paixão de Joana D'Arc”.
Idealizado pelo cineasta dinamarquês Benjamin Christensen em 1919, Haxan foi um esforço meticulosamente trabalhada que levou três anos para estar realizado completamente. Elementos de um documentário combinando com ficção, o filme é uma análise dos diversos males que afligem a humanidade, a intolerância religiosa.
Deve-se notar que Christensen especialmente parece estar ciente de como o mal e o abuso de poder tem vitimado principalmente as mulheres. Isto é verdadeiro quando  a mulher é acusada de ser uma bruxa por simplesmente ser jovem, bonita e tentadora à um monge piedoso, que é incapaz de controlar a si mesmo.
Embora não seja para ser uma alegoria, ele serve como um lembrete de pesadelo que o mal muitas vezes vem de dentro, não de fora. A humanidade sempre vai encontrar uma maneira de separar-se e encontrar bodes expiratórios, se não feitiçaria, em seguida, o comunismo, o judaísmo, ou mesmo sexualidade alternativa. 
É um excelente pacote para um excelente filme, como Häxan se destaca como um dos melhores filmes sobre não só a feitiçaria , mas também a ignorância e a crueldade da própria humanidade. Essencial!
 ASSISTIR ABAIXO  | FILMOW | ONLINE


link youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Xg-vjfIAyn8 

3 comentários: