⚠️ IMPORTANTE: CAPRICORNUS contém alguns filmes raros, que tiveram legenda sincronizada, outros traduções para o português, deu trabalho pra tá aqui ent vai roubar conteúdo da puta que te pariu sem dar os créditos. ~ Siga a gente! Os filmes tem limite de visualização mensal, caso não consiga, tentar próximo mês.

O folclore da Mula sem Cabeça

De acordo com Fúlvio (2006) A história da Mula-sem-cabeça foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Ela fala de um ser que solta fogo pelo pescoço e assombra os povoados. É uma mulher que se apaixonou por um padre e, por isso, acabou se transformando nesse monstro. Toda noite, de quinta para sexta-feira, a mulher vira a Mula-sem-cabeça e sai galopando até amanhecer. Ela ameaça os homens que se colocam em seu caminho. Mas o encanto pode ser desfeito tirando seu cabresto ou extraindo um pouco de seu sangue com um objeto pontiagudo, como um alfinete.

Ondskapt (Revisão e Discografia)


Origin: Sweden 
Genre: Black Metal
Lyrical Themes: Luciferianism, Devil Worship, Evil

Origem: Suécia | Desde: 2000
Gênero: Black Metal
Tema Lírico: Luciferianismo

De acordo com a banda durante entrevista, seus pontos de vista são relacionados entre a vida e a morte, e relatividades a crenças religiosas. Um som ou atmosfera única possui tendências em se destacar nas massas, ao contrário de um acabamento sem graça, médio ou apenas comercial. A banda sempre tentou criar uma atmosfera e um conteúdo lírico de uma maneira que se encaixe com a música em si como um todo. Apenas eles mesmos, é o que dizem ao responder o que é necessário para trazer a maldade para a música, o mesmo entendimento de espírito, perverso, assim tornando-se uma entidade unificada, dizem eles.

A polêmica do Gore e Snuff! E relatos pessoais sobre a DW

Venho preparando e organizando os PIORES, os filmes politicamente incorretos! yummyyy... São filmes denominados Gore, Splatter, Snuff, Terror e enfim, polêmico! Alguns até raros, como Mondo Weirdo, Exitus InterruptusRotten RomanceMelancholie der EngelTears of Kali, entre outros. Pense que é apenas uma coleção desastrosa ao qual quero guardar aqui, baú da desgraça💩,   cada um possui breves revisões, comentários, críticas e/ou spoilers! Mas não, ñ sou crítica de cinema!
Postagem Feita em 2014.
Atualizado em 2018.
 TERROR  é um gênero literário, cinematográfico ou musical, que está sempre muito ligado à ficção e fantasia, também pode ser verificado na pintura, no desenho, na gravura e fotografia. “Terror ou Horror"  é o sentimento de repulsa que geralmente ocorre depois de algo assustador é visto, ouvido ou experimentado. É a sensação que se tem depois de chegar a uma realização terrível ou experimentar uma ocorrência profundamente desagradável. Em outras palavras, horror está mais relacionado a ficar chocado ou assustado (sendo horrorizado), enquanto o terror está mais relacionada à ansiedade ou medo. Horror também pode ser definido como uma combinação de terror e repulsa (Wikipedia). Exemplos: O Fantasma ou The Boogeyman (Stephen King), Silent Hill, O exorcismo de Emily Rose, A Bruxa de Blair (mas aí já estamos mais no suspense eu acho ne?), REC etc.
Mas como mergulhamos no submundo do Cinema Underground? 💀
Antes de começar vamos entender um pouco mais sobre as diferenças desses subgêneros, o que quer dizer GORE? O que quer dizer SNUFF? E como a DW se envolveu em um relato de opinião própria do Capricornus Cruentum... 
ISSOÉ apenas um esboço. Continue Lendo, se gostar e quiser mais "relatos desastrosos" do que NÃO se deve fazer comente sua experiência.

Folclore e superstições do Norte (ou não) do Brasil

https://www.deviantart.com/tieche/art/Brazilian-Folklore-III-38238491Começo nessa postagem a hashtag #folclore. Primeiro uma breve impressão sobre o folclore, e, aos poucos a história de cada figura assombrosa ou não, desse folclore! Para acompanhar é só seguir no facebook, por email ou pelo Google plus! 👽💌

Torres (1961) cita: A palavra folclore, como se sabe, é o aportuguesamento da expressão inglesa folk-lore, em que folk significa "povo", e lore, "ciência, saber". Pode tratar tradições populares, expressas através de lendas, canções, cantos, historietas, rezas, adivinhações, rituais, superstições, fábulas, receitas e mitos.

Estudiosos brasileiros da matéria, dentre eles Câmara Cascudo, Renato Almeida, Édison Carneiro, reunidos no primeiro Congresso Brasileiro de Folclore, realizado no Rio de Janeiro em 1951, elaboraram a Carta do Folclore em que redefiniam o termo folclore, dando-lhe uma visão mais atualizada.
No VIII Congresso Brasileiro de Folclore, em Salvador, em 1995, foi apresentada e aprovada a re-leitura da Carta do Folclore em que o termo é revisado e o conceito dessa disciplina sofre algumas modificações, em consonância com a recomendação da UNESCO para a Salvaguarda do Folclore, definida na Reunião de Praga, em 1995. A partir daí o termo folclore é entendido como:
O conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo da sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade. 
A aceitação coletiva, contrapondo-se ao anonimato, valoriza a capacidade criadora de um autor conhecido, cuja obra, ao ser aceita coletivamente, passa a ser considerada patrimônio comum do grupo.  Também a Regionalidade é uma marca da manifestação folclórica que pode apresentar variantes em diferentes localidades, gerando as versões (a feijoada e a moqueca são bons exemplos disso). [também a mandioca como exemplo, enraizada na cultura brasileira, onde possui sua própria lenda, A lenda da Mandioca] (ALCOFORADO, 2007).

Por Luís da Câmara Cascudo (2015):
"O obscuro fantasma criado pela poesia mitológica evaporou-se, perante a luz brilhante de um conhecimento científico das leis naturais." ERNESTO HAECKEL - História da criação.
Quem estudar a natureza humana verá, necessariamente, que quanto menor é o grau do adiantamento de um povo tanto maior é o poder impressionista e ilusório que o domina. É este um fato incontestável.
A ilusão exerce um poderio tão energégico sobre a imaginação do homem inculto, que o faz conceber um terror invencível por certos fatos que o impressionam. Ela tem a propriedade de dar uma vida aparentemente real a objetos inanimados.
A impressão, como a ilusão, influi diretamente sobre o poder imaginativo, e daí as concepções obstinadas que abatem o espírito humano, e daí a constante transfiguração dos fatos.
Já disse uma vez e repito novamente - que o espírito humano é muito suscetível de impressões que, nele calando, se tornam firmes, inabaláveis como inscrições nas campas.
Uma circunstância qualquer, mesmo a mais vulgar, preocupa a imaginação, e faz brotar uma imensidade de pensamentos vãos, que se sobrepõem, que se solidificam, que, finalmente, não se desligam mais do cérebro em agitação.
É por esse processo que os acontecimentos reais vão, pouco a pouco, esmaecendo na memória dos povos e se transformando em lendas, que se transmitem de geração em geração.
A luz brilhante de uma estrela, o mover turbulento e sombrio das ondas, o deslizar suave das águas cristalinas de uma fonte, a figura gigantesca de uma montanha, a aparição periódica de certos astros, e muitos outros fenômenos exerceram uma influência fortíssima sobre o pensamento dos primeiros povos e foram origem de várias lendas, crendices e bruxarias.
O homem, ignorando as coisas mais simples, que determinaram a variedade dos fenômenos naturais, sentia um horror crescente por tudo quanto observada. Daí o poder ilusório, mostrando as primeiras manifestações de sua impressão. Daí as crenças obstinadas, as superstições importunas. Daí o fetichismo.

"O homem supersticioso, diz M. James Sully, julga-se guiado por bons ou maus espíritos, quando novas ideias nascem em seu espírito, quando novas resoluções nele se debuxam".

É assim que vemos o valor de uma crença puramente supersticiosa, [...]
Para conhecer a natureza de um povo é preciso atender à sua origem, à sua índole ao clima do território, pois são estes os elementos essenciais para bem determinar o seu caráter.
O povo brasileiro é o resultado do cruzamento de três raças - a branca, a negra e a americana.
O elemento português, o africano e o indígena são, portanto, as fontes donde emanou o que principalmente se pode chamar - o brasileiro puro.

Ainda de acordo com Câmara Cascudo, O lobisomem, almas do outro mundo, são federais, gerais, nacionais. O Saci, a Caipora, são regionais, abrangendo vários Estados. A Cobra-Grande, Capelobo, Mapinguari, são municipais, locais, agindo em zonas adequadas e propícias à sua ecologia. Capelobo e Mapinguari nas selvas, matas, escuro da floresta equatorial. Cobra-Grande onde passem os afluentes da artéria fluvial do Amazonas. [...] Assim o folclore indígena reviveu no sangue fiel dos primeiros brasileiros. Guardaram e transmitiram a herança comunicante dos assombros.

De acordo com Ricardo Luiz de Souza (2018),
Se o folclore foi reconhecido e exaltado como legítima expressão da nacionalidade por um grupo de intelectuais, outros, contudo, permaneceram definindo- como índice de um atraso que deveria ser combatido, não enaltecido. Souza Barros (1971) define o folclore como a manifestação cultural de uma sociedade agrária.
Curupira, Saci and others - Por: Ferigato
Angelita Faleiro (Desbravando Nosso folclore) cita esse folclore brasileiro também povoado por "assombrações"; o terror em encontrar com entes fantásticos, aparições, casa mal-assombrada, tudo isso está presente no imaginário do sertanejo brasileiro [...]
"O folclore da alimentação é tão variado e complexo como sua própria história..." (Dicionário do Folclore Brasileiro). Freud (1910/1996, p. 92) diz que as tradições sustentam “aquilo que um povo constrói com a experiência de seus tempos primitivos e sob a influência de motivos que, poderosos em épocas passadas, ainda se fazem sentir na atualidade”.

Imagem: pinterest

Agora, continue acompanhando o blog nas próximas postagens, ainda tem muito sobre a lenda de cada um: Curupira/Caipora, Mapinguari, Saci, Boitatá, Cobra-grande, Mula sem cabeça, Capelobo, Jurupari 👀
Entre outros...👻
Brazilian Folklore II - Por: tieche

Imagem: janainaart

Referências:
ALCOFORADO, Doralice Fernandes Xavier. Do folclore à cultura popular. Boitata, v. 3, 2007. INSS 1980 - 4504
CASCUDO, Luiz Camara. Antologia do folclore brasileiro. Vol 2. Global Editora e Distribuidora Ltda, 2015. 336 p.
CASCUDO, Luiz Camara. Folclore no Brasil. 3 ed. 232 p.
FREUD, Sigmund. Totem e Tabu e Outros Trabalhos. Obras completas de Sigmund Freud. Edição standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
SOUZA, Ricardo Luiz. Identidade nacional e modernidade brasileira. Autêntica, 2018. 232 p.
FALEIRO, Angelita. Desbravando nosso folclore. biblioteca24horas. 282 p.
TORRES, Artur. Curiosidades Folclóricas o Folclore no Brasil. Revista Letras, v. 12, 1961.

Acherontas (Revisão e discografia)

Origin: Greece 
Lyrical themes: Occultism, Spirituality, Mysticism, Magick, Feelings 
Formed in: 2007

Origem: Grécia
Tema Lírico: Ocultismo, Espiritualidade, Misticismo, Magia
Desde: 2007

Em entrevista, a banda diz que sua existência é um sinônimo de constante evolução e mudança. Isso significa seu nome: Evolução. Cada nome expressa a banda individualmente, em um momento específico. ACHERONTAS foi a transformação final, apresentando ao grupo uma nova era. Um tempo em que poderia se criar conexões mágicas e expressar-se não apenas como música, mas como um fluxo de destruição e dissolução.

Vobiscum Inferni (Revisão 2013)

Origin: Brazil 
Genre: Black Metal
Lyrical themes: Satanism, Occultism, Darkness
Formed in: 2004

Origem: Brasil
Gênero: Black Metal
Tema Lírico: Satanismo, Ocultismo, Escuridão
Desde: 2004


Raramente aparece um disco de black metal que, mesmo em primeira audição causa uma imediata impressão de toda a convicção dirigida por tras dessa criação. Vobiscum Inferni "For the Greatness of His Kingdom of Fire and and Blood" é exatamente isso.

The ABCs of Death (2012) e (2014)

Outros títulos: O ABC da Morte
Diretor:  Vários....
Duração:  120 minutos
País de origem: Estados Unidos da América Nova Zelândia (Aotearoa)
Áudio: Vários | Legenda: Português

Sinopse: Vinte e seis cineastas dão vida a 26 histórias de morte. A cada uma foi atribuída uma letra e com ela devem iniciar a produção de um curta-metragem banhado a sangue. Engraçados e assustadores, eles fazem uma mostra colorida do gênero terror.

Quando voce assiste "The ABCs of Death" está realmente assistindo a 26 contos curtos, o que o deixa a pensando esse é muito bom e esse é uma porcaria. Há muitas cenas gráficas que podem ser consideradas horríveis que alguns de estômago leve não querem assistir, há histórias que voce parece estar sob efeito de muitas drogas.

Snuff 102 (2007)

Outros títulos: Снафф 102
Diretor: Mariano Peralta
Duração: 105 minutos
País de origem: Argentina
Áudio: Espanhol | Legenda: Português

Sinopse: Uma jovem repórter começa a desvendar os segredos de um mito pouco conhecido... Filmes Snuffs. Logo ela cai em uma terrível espiral de imagens chocantes. A partir daí começa uma investigação sobre filmes snuffs e para o verdadeiro significado da violência.

Cinematograficamente falando, o maior mérito de "Snuff 102", um filme de baixíssimo orçamento e que talvez justamente por isso beire uma espécie de crueza amadora que acaba por se tornar seu estilo, está no uso surpreendentemente criativo de certos recursos narrativos como a alternância entre os takes em cores e P&B, o uso pontual de sequências em câmera lenta e a eficiente iluminação.  A trilha sonora também não deixa a desejar no que diz respeito a conferir eficiente climatização para a obra. 

Ayahuasca: Um psicoativo em rituais indígenas


De acordo Lebate (2002):
Desde as duas últimas décadas do século XX, uma nova forma de consumo de alucinógenos foi difundida, da Amazônia para as grandes cidades brasileiras e, a partir do Brasil, para diversos países do mundo. Esse novo consumo caracterizou-se por um sentido religioso, através de diversos cultos sincréticos, [...].
A ayahuasca, também conhecida pelos nomes de Santo Daime e Vegetal, é uma bebida composta de duas plantas, o cipó (Banisteriopsis caapi) e a Rubiácea (Psychotria viridis), fervidas juntas durante muitas horas. As substâncias psicoativas nela presente são a DMT (da Psychotria) e a Harmina, Harmalina e Tetrahidroharmina (da Banisteriopsis). A DMT é inativa oralmente e, portanto, apenas sua mistura com um inibidor da monoaminaoxidase (IMAO) pode permitir que seu efeito psicoativo se manifeste. A descoberta dessa combinação sinérgica entre duas plantas é uma das realizações etnobotânicas mais significativas das culturas indígenas e um dos fatos que mais intrigou os cientistas. Já houve até mesmo tentativas de patenteamento, nos Estados Unidos, dessa fórmula do saber fitoquímico dos povos amazônicos - tais tentativas que foram impedidas pela reação das comunidades indígenas.

Ayahuasca
A expansão do uso dessa bebida amazônica psicoativa chamada Ayahuasca (termo de origem quíchua, significando “cipó ou liana das almas”) para além das populações indígenas e mestiças da Amazônia vem sendo considerada o fenômeno mais importante da cultura das drogas enteogênicas (substâncias psicoativas consideradas sagradas) na última década.

Martinez (2009) cita:
Ayahuasca é uma palavra de origem indígena (aya = pessoa morta, alma, espírito e waska = corda, liana, cipó ou vinho) que é traduzida do quíchua como cipó dos mortos, cipó dos espíritos, corda dos mortos, corda dos espíritos, liana das almas ou vinho dos mortos.
Os efeitos da bebida variam conforme o método de preparação, o contexto na qual a bebida é consumida, a quantidade ingerida, o número e o tipo de misturas. Alucinações visuais, diarréia e vômito  podem ser observados com o uso regular da ayahuasca e taquicardia e morte em casos de intoxicação.
O consumo da ayahuasca produz visões que variam segundo a atitude dos apreciadores desta bebida. Quando as visões são complexas e existe um alto grau de envolvimento dos consumidores da ayahuasca, eles podem interagir ativamente com suas visões e desempenhar atos associados a elas.

Do consumo ritual da ayahuasca nasceram diferentes cultos/religiões: o Santo Daime, a Barquinha e a União do Vegetal (UDV). O Santo Daime foi fundado por Raimundo Irineu Serra em 1930 nas regiões fronteiriças do Acre e de Rondônia com a Bolívia. Este culto  nasceu após a ingestão da ayahuasca por Raimundo Irineu, que teve uma visão de uma mulher que dizia ser a virgem da Conceição e que  transmitiria seus ensinamentos para que ele criasse uma doutrina.
Preparação
Enquanto na Europa as plantas alucinógenas foram usadas para práticas de feitiçaria e adivinhações, no Brasil o consumo de espécies alucinógenas usadas em rituais indígenas, deu origem ao desenvolvimento de diversos cultos e religiões. Pode-se observar que o consumo de plantas brasileiras levava a alucinações visuais e as solanáceas a alucinações sensitivas.
Embora plantas alucinógenas continuem sendo usadas em todo o mundo, inclusive em cultos religiosos, o uso de plantas vem dando lugar aos alcaloides sintéticos.

Há relatos de pessoas que já tomaram e contaram, um deles foi de Gustavo, no site Muita Viagem (2014):

[...] Eu estava sozinho em uma cabana sem energia elétrica, mas quando o Ayahuasca começou a fazer efeito alucinógeno, sabia que tinha mais sete seres no quarto, entre entidades boas e malvados. Mandei todo mundo tomar no cu sem distinção: podem ficar aí que eu nunca vi tantas cores. E tudo brilhava. [...] O passado, o presente e o futuro se misturam. [...] Fiquei de pé e quase caí, o desequilíbrio era muito grande.  Perdi a noção de proporção, do meu tamanho no mundo.  Meus olhos pediram para fechar, e quando fechei, uma explosão de cores muito, muito intensa. [...] Para ver completo clique aqui.

"De olhos fechados, as visões são bem assim..." (Muita viagem, 2014)

Fonte: quantumkool

Referências:
LABATE, Beatriz Caiuby; ARAÚJO, Wladimyr Sena. O uso ritual da ayahuasca. 2002.

MARTINEZ, Sabrina T.; ALMEIDA, Márcia R.; PINTO, Angelo C. Alucinógenos naturais: um voo da Europa Medieval ao Brasil. Quim. Nova, v. 32, n. 9, p. 2501-2507, 2009.

Inner Depravity Vol. 1 e 2 (2005)

Diretor: Remy Couture
Duração: 10 minutos
País de origem: Canadá
Áudio: Inglês | Legenda: Indisponível

Sinopse: Inner Depravity é um curta metragem em dois volumes, aproximadamente 10 minutos cada, é repleto de horror e insanidade, onde acontece crimes sangrentos de forma nojenta doentia, envolvendo principalmente mulheres, em cenas chocantes de necrofilia. O artista canadense Remy Couture criador desse curta metragem já foi preso e ainda está sofrendo a um processo por "corrupção moral" devido a sua arte ser tão real e explicita. 
Em minha opinião, o primeiro é melhor que o segundo. Também de acordo com o (Twisted Minds, 2018) há mais estrutura e se desenrola mais como um snuff filme, são coleções de cenas de crimes, fotografias de cadáveres e cenas do assassino mascarado torturando suas vítimas no que parece uma casa abandonada. A realidade é crua e áspera.

O segundo filme, é mais polido e artístico. O trabalho da câmera é ao ponto, o assassino trocou sua cabana abandonada por um covil subterrâneo, com filhos que ele alimenta-os da carne.

Para aqueles que gostam de snuff os filmes são realmente bons! Alguns dizem que lembra Guinea Pig (eu particularmente ainda não vi esse).
↓ ASSISTIR ABAIXO | FILMOW 1 (VK) | 2 (VK)

Inner Depravity Vol. 1



Inner Depravity Vol. 2

Ptahil (Discografia)

Origin: United States 
Genre: Doom/Black Metal
Lyrical themes: Satanic Gnosticism 
Formed in: 2009

Origem: Estados Unidos
Gênero: Doom/Black metal
Tema Lírico: Gnosticismo Satânico
Desde: 2009

A banda diz que o nome Ptahil foi retirado da cosmologia Mandeana. Acreditavam em uma ideia sobre luz, a essência intocavel de Deus. E daquela emanação veio Abbadon, que era o criador do mundo da luz. Entretanto acreditava que o mundo era perfeito demais, assim criou Ptahil. Esse ordenado para criar o mundo das trevas pata atormentar a humanidade. A banda não afirma ser especialista, mas pela sua interpretação, é como Yin e Yang. O Deus da luz ansiava por criar o deus das trevas, para que o mundo tivesse o tumulto. Ptahil criou essa turbulência porque sentiu que era certo para a humanidade.

Slow Torture Puke Chamber (2010)

Diretor: Lucifer Valentine
Duração: 77 minutos
País de origem: Canadá
Áudio: Inglês | Legenda: Indisponível

Sinopse: Cumprindo seu pacto com Satanás, a alma torturada de Angela Aberdeen desce ao Inferno. Mas Satanás não terminou com ela ainda - Ele tem mais sofrimentos para sua escrava. Angela é enviada de volta para a superfície para perseguir e destruir mais uma vítima.  Seu retorno inicia o surgimento de uma nova Angela que está em constante e dolorosamente infectada com a maldição do Diabo. Uma metamorfose terrível acontece à vítima escolhida jovem e como ela é atormentada pela bulimia e abusos sexuais.  Lentamente, as duas Angelas fundem em um filho perfeito de Satanás e descem a uma eternidade de sofrimento no inferno.

Withershin (Revisão e Discografia)

Origin: Sweden 
Genre: Black metal 
Lyrical Themes: Chaos, Satanism, Nihilism, Misanthropy, War, Death 
Formed in: 2006

Origem: Suécia
Gênero: Black metal
Tema Lírico: Caos, Misantropia, Niilismo, Guerra, Morte

Blackened Death Metal é um gênero de corda bamba, o qual muitas bandas podem facilmente escorregar e cair com pouca aclamação. Poucas bandas como exemplo Arkhon Infaustus, Belphegor e Crionics foram capazes de ascender a partir do wishy-wash e validar a existência deste gênero de fusão. Talvez o quarteto Withershin não alcance os citados acima, mas se aproximam com sua estreia "Ashen Banners". Melodia de tremolo, bateria dinâmica e grunhidos mid-range embalados em uma produção cara a cara. Mas diferentemente de Belphegor, esta carece de direção e memorização. Apenas um punhado de riffs no álbum poderia serem ótimos, como o riff principal de "Reincarnation".